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Garçom Anfitrião

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  1. A história da gastronomía
    1 Tema
  2. Diferentes Lugares para Trabalhar e a Busca de Emprego
    4 Temas
  3. Garçom ou Vendedor? Ambos!
    1 Tema
  4. Introdução à Profissão
    4 Temas
  5. Introdução aos aspectos técnicos da profissão
    5 Temas
  6. Os Pasos do Servicio
    5 Temas
  7. Oportunidades de crescimento dentro da Gastronomia e de outros setores.
  8. Os Clientes
    6 Temas
  9. A relação entre o pessoal da cozinha e outros setores
    4 Temas
  10. Gerenciamento de problemas
    5 Temas
  11. Recomendações pessoais de saúde e segurança
    1 Tema
  12. Higiene na manipulação dos alimentos
  13. Terminando a relação de emprego
    1 Cuestionario
Lección 4, Tema 2
En Progreso

Seja um cliente para ser um bom garçom.

Anastasia 25 de septiembre de 2025
Lección Progress
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Empatia é colocar-se no lugar do outro, e como esta é uma qualidade importante que um garçom deve ter, por que não se colocar no lugar do cliente, sendo um cliente nós mesmos.

Visitar frecüentemente diferentes lugares gastronômicos nos ajuda a conhecer todas as variedades que a gastronomia pode oferecer, de alimentos, bebidas, e das diferentes maneiras de dar atendimento. Isto nos ajuda a entender como um cliente se sente quando vai a um restaurante ou a qualquer outro tipo de lugar gastronômico. Também é importante visitar nosso local de trabalho como clientes, isso nos ajuda a viver a experiência que nossos clientes vivem.


Devemos nos perguntar:
Como gostamos de ser servidos? o que gostamos e o que não do serviço? que atitudes nos fazem felizes ou incomodam como clientes? etc.
Tudo isso nos ajuda a melhorar como profissionais, pegando as coisas boas que experimentamos nos lugares aonde vamos e evitando fazer com nossos clientes todas aquelas coisas que nos incomodavam durante nossa experiência. É a idéia de se sentir identificado com o cliente.

Alguns profissionais apontam…

«O primeiro erro surge quando os garçons não aprendem a pensar como os clientes, a se colocar em seu lugar». Não suporto a proximidade invasiva, sou a favor de um serviço próximo e personalizado, mas o erro mais comum é quando o cliente é tratado como um amigo. Esta é uma linha tênue e muitas vezes é facilmente cruzada. Nós sommeliers cometemos o erro de tentar doutrinar fazendo prevalecer nossos gostos, em vez de ouvir o que o cliente quer» explica Pablo Sacerdote.

«O garçom nunca pode pensar que está acima do cliente ou agir como se estivesse», acrescenta Fertilati.

O trabalho em diferentes tipos de estabelecimentos nos ajuda a compreender os pontos fracos e fortes da profissão.